A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA (KIMBERLY BRADLEY)

terça-feira, abril 03, 2018



Ada é uma menina de 10 anos, vive com a mãe e o irmão Jamie de 6 anos, em Londres. Ela nasceu com uma deficiência no pé que o deixou torto e devido a isso e suas limitações de locomoção ela sofre com a rejeição da mãe, que tem vergonha dela e a deixa trancada dentro de casa, em situações precárias, e sua vida é resumida em rastejar pela casa e ver o mundo externo através de uma janela. Com o risco de bombardeios, Ada e Jamie fogem em busca de algo melhor, e embarcam numa viagem de trem para o interior, junto com outras crianças.



Nem preciso falar dessa edição né? a capa é linda, os detalhes do início dos capítulos, a diagramação perfeita.

O livro lembra um pouco Anne Frank, por se passar durante a Segunda Guerra Mundial, pelas menções a  Hitler e por ser uma criança narrando, mas o desenrolar é bem diferente. Ada sofre muito nas mãos mãe dela, é muito triste e revoltante imaginar tudo que a mãe dela faz com ela, o quanto a humilha e faz isso com aparente prazer, e um detalhe que deixa claro o sentimento da Ada é o fato de a mãe dela ser mencionada no livro como Mãe, não é mencionado o nome dela. 



O desenvolvimento da história se passa na nova morada deles, e pela narração ser feita pela Ada deixa o leitor ainda mais dentro da história, como se desse para sentir suas angustias, medos, os sonhos. Algumas vezes confesso ter ficado brava com ela, mas é isso que o livro provoca, o extremos dos nossos sentimentos, e os personagens também estão em seus extremos, lidando com mudanças. Ela e Jamie são apenas crianças, então muitas de suas atitudes erradas acabam sendo compreensíveis.

Eu recomendo demais a leitura, duvido que vá se arrepender. Estou ansiosa para ler a continuação dessa história (A guerra que me ensinou a viver) em breve posto resenha aqui.

Se quiser ajudar o blog, compre o livro por esse link *-* Muito obrigada pela visita!

* * * 

AUTORA: Kimberly Brubaker Bradley  / EDITORA: DARKSIDE  /  SKOOB: AQUI

Você também pode gostar

0 comentários

Obrigada por deixar amor por aqui <3

Instagram

Translate